Professor Associado

08.02.2024

Escrevi quando consegui a nomeação definitiva, quatro anos depois de ter ganho o concurso para Professor Auxiliar. Com mais razão escrevo agora, depois de ter assinado o contrato de Professor Associado no início desta semana.

Como lidar com este momento?

Dando graças, como fui aprendendo com a Carta aos Efésios (5,20). Estudo e lecciono cinema, cruzando-o com temas e perspectivas que iluminam os seus sentidos como arte na história e no mundo. Faço o que gosto e têm-me dito que esse entusiasmo é manifesto. Gosto do que faço e procuro fazê-lo com dedicação e profissionalismo. Isso é o essencial. Que esta subida de categoria seja um impulso para concretizar o que tenho planeado, o que falta fazer.

O percurso até aqui não foi fácil. Tive de trabalhar no comércio para juntar dinheiro para estudar no Reino Unido. Tive de me focar e empenhar para ir fazendo caminho. Houve outras dificuldades pessoais e familiares relacionadas que não vou detalhar. Teria sido melhor se tudo tivesse sido mais simples, menos difícil, linear, mas o sabor seria certamente diferente e eu não seria a mesma pessoa que sou hoje.

Neste trajecto, fui encontrando quem me ajudasse e reconhecesse o valor do meu trabalho como docente e investigador. Nesse sentido, não posso deixar de agradecer a quem escreveu cartas de referência sobre mim para este concurso: o orientador da minha tese de doutoramento, Murray Smith (University of Kent); o examinador da minha tese, Jason Jacobs (The University of Queensland); M. Gail Hamner (Syracuse University); Andrew Klevan (University of Oxford); Gerard Loughlin (Durham University); Elizabeth Cowie (Kent, emérita); e Jinhee Choi (King's College London).

Trabalho há mais de uma década na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que é uma casa em permanente construção onde tenho sido livre e apoiado. Além de estimados colegas, são estudantes que me vêm à memória e ao pensamento. Aparecem-me como lâmpadas acesas, não simplesmente por mim, mas pelas dinâmicas de descoberta, conhecimento, e aprendizagem, que conseguimos criar juntos.

Neste momento, sobra-me uma gratidão imensa.