Foi divulgado uma breve nota biográfica, menos formal, para a minha apresentação como membro do júri da Mostra Internacional de Curtas-Metragens “Deus Fora de Portas”. Eis o que escrevi:
Apaixonou-se pelo cinema na juventude e esse entusiasmo intenso nunca mais o abandonou. Para ele, através do cinema, a humanidade encontrou uma forma artística para olhar e imaginar o movimento do mundo e das sociedades, a sua diversidade, a injustiça e a compaixão, o desprezo e a amizade.
Natural de Alvalade, Lisboa, começou por estudar arquitetura, mas sempre com um olho no cinema. Estudou cinema durante mais de 4 anos no Reino Unido.
É feliz como professor e investigador de cinema na Universidade de Coimbra, mas também na Universidade Católica Portuguesa e na Universidade Nova de Lisboa.
Desenvolve projetos internacionais sobre o cinema português no período democrático e o papel do cinema no diálogo interreligioso, entre outros. Foi presidente da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento.