Prémios AIM 2021

04.07.2021

Tive o prazer de fazer parte do júri dos primeiros Prémios AIM, que estiveram para ser entregues no ano passado mas passaram para este ano tal como o X Encontro Anual. Foi uma tarefa que partilhei com a Ana Soares (Universidade de Algarve) e Iván Villarmea Álvarez (Universidade de Coimbra).

Divulgo agora os vencedores, com as justificações que escrevemos.

Melhor Monografia - CEIS20
José Bértolo, Sobreimpressões – Leituras de Filmes (Lisboa: Documenta, 2019).
“Os ensaios que compõem a monografia de José Bértolo começaram por ser textos publicados, à razão de um por mês, entre setembro de 2017 e novembro de 2018, no website À Pala de Walsh. Para este livro, o autor reviu-os, modificou-os e acrescentou outros, que antes haviam tomado a forma de comunicações em diversos encontros académicos. O júri destaca, aqui, o estudo nada compósito sobre o conceito de ‘sobreimpressão’, que surge clarificado e consolidado pelas leituras dos diferentes objetos fílmicos, em análises de grande rigor e maravilhamento.”

Melhor Coletânea de Textos
Lúcia Nagib, Ramayana Lira de Sousa, e Alessandra Soares Brandão, eds., Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 5, n.º 3, dossiê “O Cinema Brasileiro na Era Neoliberal” (2018).
“Esta coletânea de textos corresponde a um dossiê publicado pela revista Aniki sobre o cinema brasileiro na era neoliberal, organizado por Lúcia Nagib, Ramayana Lira de Sousa e Alessandra Soares Brandão. Ao atribuir este prémio, o júri destaca a qualidade geral dos artigos reunidos no dossiê, que contribuem de formas diversas para traçar um quadro denso da resistência do cinema brasileiro ao projeto neoliberal, desta maneira valorizando a ligação da criação cinematográfica à atualidade social e política.”

Melhor Ensaio
Fátima Chinita, “Roy Andersson’s Tableau Aesthetic: A Cinematic Social Space Between Painting and Theatre”, Acta Universitatis Sapientiae Film and Media Studies 15, n.º 1 (2018): 69-86.
“A análise que Fátima Chinita opera da trilogia de Roy Andersson vai além de um exame apurado daqueles três filmes do cineasta sueco: engendra uma profunda reflexão acerca de conceitos como a espacialidade, a representação fílmica, o cruzamento entre pintura e cinema, ou a relação entre arte e vida. A originalidade das leituras propostas não recusa, porém, o diálogo com pensadores e críticos que, anteriormente, se ocuparam dos conceitos que neste ensaio são operativos. Foi esta relação com teorias fílmicas, num olhar agudo sobre uma obra, transformado em apreciação da arte, que o júri decidiu premiar.”

Melhor Trabalho de Estudante de Pós-Graduação
Pedro Florêncio, “Estratégias Cumulativas para um Ponto de Vista de Nenhures em Frederick Wiseman”.
“Trata-se de um trabalho desenvolvido no contexto de uma investigação de doutoramento que analisa a construção do olhar documental no cinema de Frederick Wiseman através da prática da montagem. Com este prémio, o júri premeia o rigor e a originalidade da pesquisa de Pedro Florêncio sobre a obra deste importante cineasta norte-americano.”