My name is already on the list. Please join us here, fellow academics.
Bibi e os Crustáceos
“A lula está a limpar o bar.” Estou a (re)ler um argumento para uma longa-metragem de animação, escrito por um mestrando brasileiro, sobre uma baleia grávida em busca de águas quentes. A prova de defesa é amanhã. Como não amar o meu trabalho?
Semana da Igualdade 2019
O Município da Figueira da Foz, em parceria com as entidades que desenvolvem intervenção na área da igualdade, programou um conjunto de atividades sob o mote da igualdade desenvolvidas entre os dias 21 e 27 de Outubro.
Esta Semana da Igualdade visa mobilizar os vários agentes locais e consciencializar a população em geral para as questões da igualdade, cidadania e não discriminação. No âmbito desta iniciativa, será exibido amanhã no Pequeno Auditório do CAE, pelas 21h, o filme Milk – A Voz da Igualdade (Milk, 2008). No final da projecção do filme, haverá um debate moderado por mim.
Estudante e Orientador de Doutoramento
Retirei esta imagem da página da Universidade de Kent sobre Investigação/Doutoramento (Research/PhD). Desde que defendi a minha tese de doutoramento em Estudos Fímicos a 8 de Dezembro de 2010 que nunca mais lá voltei. Hei-de regressar. Estudar no excelente departamento de cinema em Kent foi uma das experiências mais gratificantes da minha vida, logo à partida pelo facto de ter beneficiado de uma bolsa de doutoramento da própria universidade. Lembro-me bem.
Na sexta-feira passada, um estudante em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra, Markus Carpenter, orientado por mim, doutorou-se com distinção e louvor. Foi o terceiro, depois do Nuno Malheiro Lopes e da Jô Levy. É motivo de contentamento para mim que cada estudante tenha feito o seu caminho, na liberdade do que querem estudar, aprofundar, conhecer, sem que eu os tenha dirigido. Orientar é, para mim, ajudar a levar um projecto de outra pessoa a bom porto. Muito tenho aprendido. Espero que ela e eles também.
II Encontro Internacional de História Oral do Cinema Português
Lá estarei no dia 19 de Novembro para apresentar uma comunicação sobre Gestos & Fragmentos (1982) num painel sobre a etnoficção no cinema documental pós-25 de Abril, os militares e o poder em Alberto Seixas Santos. Um agradecimento à Raquel (IHC-NOVA) pela organização deste evento que reúne um grupo impressionante de investigadores na Fundação Calouste Gulbenkian e pelo convite que me endereçou. A não perder.