Dediquei a minha quarta crónica para o jornal O Interior ao cineasta Joaquim Pinto e ao seu Onde Bate o Sol (1989). Já estava escrita e entregue antes de terem sido atribuídos três prémios ao seu novo filme, E Agora? Lembra-me (2013), no Festival de Cinema de Locarno. Fiz apenas uma pequena alteração no início do texto, de modo a mencionar esse facto. A crónica está disponível aqui.
Imagens de Urbano
O CineAvante! faz uma justa homenagem a Urbano Tavares Rodrigues (1923-2013) no dia 7 de Setembro com dois filmes: o documentário O Adeus à Brisa (2008), realizado por Possidónio Cachapa, e Manhã Triste (2009), adaptação de um conto do escritor realizada por Hernâni Duarte Maria e Pedro Noel da Luz.
A programação completa para os três dias da Festa do Avante! deste ano pode ser consultada aqui.
Havana à Espera
Cynthia Guzman (2012) e Lucia Corrales & Jennifer Vergara & Rachel Magana (2012).
O fotógrafo chinês Quentin Shih iniciou no ano passado um projecto, ainda em desenvolvimento, sobre a capital de Cuba. O título é evocativo, captando a beleza clara e penetrante dos registos fotográficos: La Habana in Waiting (Havana à Espera). Todas as imagens vêm identificadas com o nome das pessoas que nelas figuram, num sinal de intimidade entre fotógrafo e fotografados. São mulheres e homens que aguardam, mas há neles uma energia tranquila que dirige o seu olhar para além deles próprios e lhes molda a atitude aberta do corpo. Esperam activamente, atentos ao inesperado.