Índia: Cinema e Sociedade

24.09.2011

A partir de 8 de Outubro, e durante os sábados desse mês, o Museu do Oriente em Lisboa disponibiliza o curso “Índia: Cinema e Sociedade”. Cito o texto que nos convida a participar nesta iniciativa educativa:

A Índia constitui um dos mais diversificados painéis sociais e culturais do mundo contemporâneo. Efectivamente, ser indiano comporta a possibilidade de falar uma das 22 línguas classificadas ou um dos seus muitos dialectos e de praticar algumas das principais religiões da Ásia e do globo. Esta complexidade tem coexistido politicamente naquela que é, sem dúvida, a maior democracia do mundo, com cerca de um sexto da população do globo e a mais jovem e que, com a política de liberalização económica iniciada em 1991, passou de uma nação extremamente carenciada a uma das maiores economias do globo.

Por isso, independentemente das suas divisões internas em língua, religião, região e casta, segundo o historiador inglês E. P. Thomson, a Índia é “o país mais importante para o futuro do mundo”, estatuto confirmado pelo seu lugar de liderança no domínio da ciência e da tecnologia, com uma população correspondente a um sexto da população mundial e, demograficamente falando, a mais jovem, uma classe média de mais de 300 milhões de indivíduos — equivalente à população dos Estados Unidos da América — educada, profissionalizada em diferentes sectores e tendo o inglês como língua dominante.

Nos últimos 20 anos, assistiu-se à entrada da Índia na economia transnacional, graças ao desenvolvimento de tecnologias de comunicação e de informação, à entrada no mercado de televisão por satélite e a uma escala de produção cinematográfica a nível internacional que levaram Shekhar Kapur, realizador de Elizabeth e de Bandit Queen, a afirmar que a Índia definirá e dominará o entretenimento global no século XXI.

O curso tem como objectivo apresentar a Índia contemporânea na sua diversidade e complexidade, articulando a apresentação de cada tema com o seu cinema, dos realizadores clássicos como Satyajit Ray ao moderníssimo e cosmopolita Bollywood.