Melodias do Reuso

20.03.2020


“American Oxygen” de Rihanna (2015).

Acabou de sair um número especial (ainda com data de 2019) da Esferas: Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro Oeste, publicada pela Universidade Católica de Brasília. O dossiê temático que constitui o essencial deste número tem o título “Novas Linguagens do Audiovisual” e foi editado por Felipe Polydoro e Gabriela Freitas da Universidade de Brasília. Está acessível aqui.

O dossiê conta com artigos de colegas como Raquel Schefer (Universidade de Lisboa e Universidade do Cabo Ocidental) e Pablo Gonçalo Martins (Universidade de Brasília). O meu artigo, “Melodias do Reuso: A Reutilização de Imagens nos Vídeos Musicais”, é resumido assim:

A discussão deste artigo centra-se na reutilização de imagens em vídeos musicais. Sem se esgotarem nelas, submeto que as operações com imagens reutilizadas nos videoclipes podem ser divididas em três: montagem, assemblage, e colagem. A identificação destas operações é o resultado de um esforço para as descrever através da análise de vários exemplos, salientando as suas diferenças formais e de propósito. Os vídeos musicais podem seguir mais do que apenas uma destas três operações. Estes modos combinatórios podem também ser combinados entre si.