Visualizar a Inferência

17.11.2015


CSI: Crime Sob Investigação, “Piloto” (“Pilot”, 1.01).

Participo hoje de manhã num painel sobre ficção televisiva e novas formas de recepção, no âmbito da 2.ª Conferência Televisão e Novos Meios, organizada pelo LabCom.IFP da Universidade da Beira Interior. Eis o resumo da comunicação que vou apresentar, “Visualizar a Inferência: Motivos de Imagem nos Policiais Processuais da CBS”:

Tendo em conta o momento presente da produção de séries de televisão e da diversificação das suas formas de recepção, é pertinente dar atenção às possibilidades de composição desenvolvidas por estas obras de ficção. O acesso à revisitação de episódios nos ecrãs que povoam o nosso quotidiano tem permitido uma fruição mais dedicada das propriedades estéticas das séries, ao mesmo tempo que justifica e facilita o seu estudo. A rede televisiva estado-unidense CBS tem transmitido um conjunto de policiais processuais com muita popularidade e, por isso, com várias temporadas, que me servirão como objecto de análise de padrões compositivos. O policial processual é um sub-género que se centra nas rotinas dos bastidores das investigações policiais e nos seus procedimentos internos. Entre as várias séries da CBS que se inscrevem nesta categoria, contam-se Mentes Criminosas (Criminal Minds, 2005-) — com duas spin-offs, Criminal Minds: Suspect Behavior (2011) e Criminal Minds: Beyond Borders (2016-) — e CSI: Crime Sob Investigação (CSI: Crime Scene Investigation, 2000-15) — com três spin-offs, CSI: NY (2004-13), CSI: Miami (2002-12), e CSI: Cyber (2015-). No contexto da programação da CBS, cada um destes programas tem características diferenciadoras que os singuralizam. É inegável que há uma lógica, podemos mesmo dizer um imperativo, comercial, não-artístico, que explica esta necessidade de diferenciação, semelhante à de qualquer produto que compete no mercado capitalista. No entanto, seria precipitado descartar a criatividade das soluções que estabelecem diferenças estilísticas entre estas séries, apenas com base nesta lógica imperativa. Os motivos de imagem (por vezes, combinados com motivos de som) desempenham um papel fundamental na diferenciação destas séries. Exactamente por serem policiais processuais, estes motivos funcionam nelas em conjugação com elementos narrativos criando modos cativantes de representar processos de inferência, derivados da análise de indícios e do seguimento de raciocínios claros.