Imagens Digitadas

02.05.2014

Começa hoje a segunda edição da iniciativa Paisagens Neurológicas, projecto transdisciplinar entre a arte e a ciência coordenado por Isabel Maria Dos. As informações detalhadas estão disponíveis neste documento.

Participarei com uma intervenção intitulada “Imagens Digitadas: Produção e Estética do Cinema Digital”, ao lado de Maia Caetano, Lino Ferreira, Armando Azevedo, e António Olaio, a partir das 21h30 na Casa das Caldeiras. Aqui fica um pequeno resumo com as suas ideias estruturantes:

Ainda que o cinema digital, como toda a arte digital, se materialize a partir de uma produção, o seu carácter imaterial ou multimaterial tem facilitado o esquecimento do trabalho de artistas e técnicos que está na sua origem. As imagens produzidas para este cinema podem ser pensadas como pertencendo a uma longa linhagem de imagens produzidas pela mão humana, usada como estêncil em pinturas rupestres e como criação e moldagem informática no cinema digital. As imagens digitais são, nesse sentido e antes de mais, imagens digitadas. É necessário considerar como são produzidas e em que condições, não só contrariando o apagamento e a desvalorização dos meios, objectos, e força de trabalho típicos do meio de produção capitalista, mas reconhecendo que a apreciação estética do cinema digital passa inevitavelmente pela consideração da manufactura que está na sua raiz.