“Estejamos Atentos!”

08.05.2012


Amor e Morte (Mouchette, 1967).

O segundo encontro anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) começa esta quinta-feira, 10, e termina no sábado, 12, na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa. Apresentarei uma comunicação no primeiro dia intitulada “‘Estejamos Atentos!’: Notas sobre o Cinematógrafo como Reflexões Espirituais”. Eis o resumo:

Esta comunicação olha para Notas sobre o Cinematógrafo de Robert Bresson, não como uma mera colecção de pensamentos, mas como reflexões espirituais. Estes breves registos de meditações condensam aspectos da sua prática como cineasta e revelam a ligação entre a contemplação e a acção. O tom contemplativo do livro torna-se perceptível através da observação cuidadosa que está na origem de cada nota. O objectivo parece ser o de definir parâmetros para a transformação — para que a sua arte mude sem perder de vista o seu núcleo, para que essa mudança tenha um sentido e explore as possibilidades do meio cinematográfico.

Mais precisamente, a natureza espiritual destas reflexões é duplo. Por um lado, Bresson fala explicitamente sobre a alma em várias passagens, numa tentativa de não sucumbir aos poderes superficiais da fotografia. Para ele, a cinematografia, ou a fotografia em movimento, tem a capacidade de capturar a vida, a alma das coisas vivas, e não apenas a sua aparência. Por outro lado, há um fundo religioso para as suas observações que, embora seja bem conhecido, só é explicitado uma vez quando o autor menciona um dizer da liturgia católico-grega: “Estai atentos!” A expressão exacta é “Estejamos atentos!”, que ainda se adequa melhor às notas de Bresson dado que estão escritas simultaneamente a partir do ponto de vista do artista e do espectador. Ambos precisam de ter atenção, de estar vigilantes sobre o pode ser ou é projectado no ecrã.

No dia 11, moderarei um painel sobre teoria do cinema, com contribuições para a discussão da percepção, similitude e montagem, avaliação e interpretação, e omissão no filme documental.

O programa da conferência pode ser consultado aqui. Os dois oradores convidados são Henry Jenkins (Universidade do Sul da Califórnia) e András Bálint Kovács (Universidade Eötvös Loránd).